10 de Fevereiro de 2018

O Cartão de Visita do seu Casamento

Fazer a lista dos convidados é, talvez, a parte mais difícil do casamento. Devemos pensar no tamanho da igreja e/ou do salão e a quantidade de convidados. Além é claro do orçamento disponível.

Convite de Casamento com impressão no forro

A lista é que vai determinar o número dos convites a serem encomendados. Aconselho sempre comprar de 15 a 20% a mais de convites para o caso dos noivos se lembrarem de alguém de última hora. Quase todo casal que não compra uma sobre acaba voltando para comprando mais convites. O problema disso é que o custo unitário do convite pode aumentar pois sempre damos um desconto progressivo sobre a quantidade.

O ideal é que os noivos encomendem os convites pelo menos de 6 a 4 meses de antecedência pois devem ser entregues uns 2 meses antes do casamento. Não aconselho entregar antes pois pode ser que seu convidado acabe se esquecendo.

Save the Date

Caso não aguente de ansiedade, sugiro entregar um save the date para seu convidado. É um “lembrete” que pode ser enviado antes do convite para que seus convidados reservem a data antes mesmo de receberem o convite.

Você já deve ter ouvido a frase “o convite é o cartão de apresentação da festa”. É a mais pura verdade. É pelo convite que seu convidado percebe o estilo do casamento, se vai ser clássico, moderno, sofisticado, informal etc.

Por tradição, quem convida são os pais mas se os noivos já moram juntos, são mais velhos, vão para o segundo casamento ou estão bancando a festa, podem eles mesmos convidar.

Caso um dos pais seja falecido podemos usar o “in memoriam”, mas hoje em dia ele está sendo substituído por “sempre presente” os um desenho pequeno de coração. É comum o nome do novo cônjuge do pai ou da mãe aparecer no convite quando o noivo ou a noiva tem muito carinho pela pessoa.

RSVP

É bom colocar no final do texto um pedido de confirmação de presença. O famoso RSVP (repondez voos plait, que significa “responda, por favor”)

Nomes do Convidado

Outro detalhe importantíssimo é como escrever os nomes dos convidados.
Para os convidados mais velhos é bom sempre usar Sr. e  Sra. Por exemplo” Aos queridos Sr. José e Sra. Maria” para convidar o casal, ou então Sr. José e família, quando se quer incluir todos os membros da família.
Se os filhos já moram em casas separadas dos pais, devem receber convites também separados.
Para os jovens e amigos, pode-se usar apenas o nome, sem nenhum tratamento, por exemplo: Aos amigos José e Maria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *